#2 - Rex na Tailândia Parte 1/4 - Koh Phi Phi (cô pi pi) - หมู่เกาะพีพี

Começarei o blog contando da minha viagem para Tailândia, considero a melhor viagem que já fiz. Foi no ano de 2010, eu tinha acabado de ser resgatado daquela loja de souvenirs infernal (Quer saber a história de Rex, A Beluga Viajante? Leia aqui.). Era final de inverno no Japão, temperatura aproximada de -2 graus Celsius. Meu salvador resolve comprar uma passagem para Bangkok saindo de Tokyo, não sabendo com o que eu ia me deparar, logo parti pra dentro da mochila. Foram 6 horas de viagens em um voo da Thai Airways (muito boa por sinal), paguei cerca de U$600 na passagem de ida e volta Bangkok-Tokyo.  O que impende muita gente de ir para Tailandia é o preço da passagem, pois saindo do Brasil é um pouco salgado. Ja faz dois anos que vejo sair promoção da Emirates em fevereiro/março no valor de R$ 2.500 saindo de SP.

Koh Phi Phi Don 2010
A Tailandia é conhecida por suas belezas naturais (praias paradisíacas), comidas apimentadas, Muay Thai (boxe tailândes) além dos Ladyboys. Um pouco de informações do país:
  • Monarquia constitucional, reinado por Bhumibol Adulyadej desde 1946, o chefe de estado mais antigo do mundo
  • 67,5 milhões de habitantes
  • Moeda: Baht (THB), pronuncia: “bá” / 1 Baht = R$ 0,07
  • Fuso horário: UTC +7 (10 horas a mais que horário de Brasilia)
  • Clima: Tropicaltropical úmido subtropical úmido (leia-se: quente, muito quente)

Para passar na imigração foi tranquilo, Brasileiros não precisam de visto na Tailândia, apenas do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela (Quer saber como tirar o certificado? Clique aqui). Como morávamos no Japão à mais de 3 meses não pediram pra nós.
Colchonete feito de toalha.
Ao sair da área de embarque um grande choque térmico. Estava por volta de 35 graus e muito úmido. O país não é rico e depende muito do turismo por isso no saguão de desembarque internacional fomos bombardeados por tailandeses oferecendo taxi, tuk-tuk, hotéis, passeios, além de sermos abordados discretamente se gostaríamos de participar de um “3-days sex tourism package”.
Chegamos era por volta das 22h, apenas no dia seguinte que pegaríamos outro voo as 6:30 rumo a Phuket. Resolvemos dormir no terceiro andar do aeroporto, não muito confortável mas baratinho (grátis).

Nesta viagem tive a oportunidade de visitar os dois lados do país, Koh Phi Phi, banhado pelo oceano índico e Koh Samui pelo oceano pacífico.

Koh Phi Phi é um pequeno arquipélago formado por 6 ilhas:
  • Koh Phi Phi Don: A maior e única povoada. É aqui onde ficam os hotéis, escolas de mergulho, restaurantes, bares, caixas eletronicos, muitos tatuadores e etc...
  • Koh Phi Phi Leh: Local onde fica Maya Bay, o famoso local do filme “A Praia” do Leonardo di Caprio.
  • Ko Mai Phai: “bamboo island”, ao norte da ilha principal possui boas praias
  • Ko Yung: não fui, mas pelo que pesquisei há vários corais coloridos
  • Bida Nok e Bida Nai: parecem duas pedras gigantes no meio do mar, nos nossos mergulhos contornamos por baixo d’água.

Para chegar peguei um Ferry Boat em Phuket, também existe uma rota saindo de Krabi. O valor é em torno de R$35,00 de Phuket e R$ 25,00 de Krabi. Fiquei em um pequeno hotel chamado Phi Phi Inn, o preço para um quarto com ar condicionado R$30,00 por noite. Cerca de 30% mais caro que o Hostel chamado The Rock que o ar condicionado estava quebrado. Estava muito calor e como não consigo dormir quando está muito quente optei pelo conforto.

Salve-se quem puder

O local que aparece sempre nas listas das praias mais bonitas do mundo, já foi devastado pelo Tsunami de 2004. Hoje para evitar perda de vidas um alerta é soado e há rotas de fuga para um local onde é mais alto. Este mesmo local é um dos pontos turísticos onde é possível ver a ilha por cima. Esteja preparado pois a subida é cansativa. Em Phi Phi Don há duas praias, mas apenas uma recomendo para banhar-se e ficar tomando sol (lado direito da foto). O outro lado a agua é um pouco suja e cheira combustível, devido ao píer e quantidade de barcos que trafegam.

Koh Phi Phi Don após Tsunami de 2004
  A ilha é lotada de turistas, acredito que tenha mais gente de fora do que tailandeses. Inúmeras escolas de mergulhos operadas por europeus e americanos, deixando para os nativos o trabalho braçal de carregar cilindros de oxigênio, roupas, comida e etc. É imprescindível ter uma certificação internacional de mergulho antes de ir para não perder dias de viagem fazendo a parte teórica. Como sou um mergulhador por natureza não precisei, mas meu amigão fez aqui no Brasil e pagou R$400,00 o curso teórico e prático (piscina) sem o batismo que é a prova em alto mar. Mergulhamos dois dias, quatro mergulhos no total. O local é muito belo, visibilidade ótima.

O que mais me surpreendeu foi a temperatura da água a 20 metros de profundidade.. 30 graus Celsius. Estou acostumado com as águas do circulo polar ártico. Aproveitei para nadar um pouco e tirar umas fotos com amigos que não via fazia tempo.

Eu e Nemo, brincando de esconde esconde.

Comida: uma das melhores partes. Adoro comida bem temperada, apimentada.. e se for barato melhor ainda! Perdi as contas de quantas vezes comi o famoso Pad Thai. Trata-se de um macarrão com frutos do mar e legumes, tipo um yakisoba. Pagava R$ 4,00 o prato. Dica: Pergunte se é apimentado

Pad Thai dentro de um omelete
Durante a noite há vários bares tipo pubs para escutar musica, jogar sinuca e beber. Nas praias as pessoas acendem fogueiras e fazem shows com fogos dançando com músicas típicas ou eletronicas enquanto os turistas ficam sentados na areia bebendo vendo o reflexo da luz na água azul.

Koh Phi Phi é um destino bem tranquilo, se você quer agito aqui não é o local que procura. Acredito que um passeio com família e casal seja perfeito quando o assunto é sossego.