#6- Polônia: Cracóvia (Kraków) Parte 1/5

Olá leitores, Rex sonando! Prometi que ia escrever regularmente, mas a última vez foi a quase 3 meses! BAH! Virei uma Baleia Gaúcha Tchê! Passo a semana nadando no Rio Guaíba em Porto Alegre-RS e de final de semana volto para o ar fresco de Campinas-SP. Aeroporto já não era, agora menos ainda sinônimo de viagem a lazer.

Era Janeiro de 2012, pouco antes de ir para Eslováquia já relatado aqui. Cheguei na Polônia em Varsóvia de avião saindo de São Petersburgo/Rússia com escala em Zurique. A escala foi cansativa, além de eu ter que correr no aeroporto para não perder o voo, o policial ainda encrencou comigo. Sempre tenho problemas em aeroportos, normalmente os policiais estranham a descendência oriental com passaporte brasileiro... ou será que tenho cara de terrorista? Chegando na Polônia as 20h peguei minha mochila na esteira rumo a  Imigração, já preparado para ter que explicar ao policial que existem Baleias Japonesas no Brasil. Estranhamente não havia ninguém, era só passar reto.

Não tinha intenção alguma de conhecer Varsóvia, já tinha lido que não valia a pena se não tivesse tempo. Então ficou para uma próxima oportunidade. Só havia trem para Cracóvia no dia seguinte. Inicialmente passaria  a noite no aeroporto e de manhã pegaria um ônibus para estação de trem, mas como estava cansado acabei dormindo em um albergue no centro da cidade.

2012 - Greg & Tom Hostel
A viagem até Cracóvia leva cerca de 3 horas por trem expresso sem paradas.  O hostel Greg&Tom Hostel fica na frente da estação central, é de fácil localização. A estadia foi bem em conta, quarto de 8 pessoas 55 Sloty, na época R$31,00 hoje R$45,00. Não bastasse ser barato, ainda incluía café da manhã reforçado, janta deliciosa e vodka tasting todos os dias as 21h (doses e drinks de diferentes vodcas polonesas a vontade).  A idéia era ficar dois dias, acabei ficando 4!

Após o check-in, me encontrei com Rafal um polonês que conheci no CouchSurfing. Ele me levou em um local para fazer escalada indoor,  foi uma ótima experiência que terminou com meu tênis rasgado. O tênis era velho e a sola descolou ao raspar nas paredes. Decidi comprar uma bota de neve, fomos a um shopping e pedi para Rafal ajudar na tradução polonês-inglês. Por apenas 40 reais comprei uma bota de couro revestida por dentro para manter meu pé aquecido. Até então em todas viagens que tinha feito no inverno do hemisfério norte eu havia andado de tênis normal.   

Tudo parecia muito bom... hostel barato, tarde de esporte radical, bota nova a preço de banana seguida de caminhada no shopping até que... Quatro elementos mal encarados (três homens e uma mulher) se aproximam mostrando distintivo policial e falando em polonês. Sorte de ainda estar com Rafal meu recém conhecido interprete. Era a policia do Acordo de Schengen* pedindo meu passaporte, mas costumo andar apenas com cópia e deixar o original no hostel/hotel. Encrencaram e queriam me levar para delegacia alegando que havia muito imigrante ilegal no país (claro! sem ninguém na imigração..) Expliquei que meu passaporte original estava no locker do albergue. Foram até lá comigo (20 min a pé), verificaram com uma máquina futurística  e liberaram... Rafal também foi embora.

2012 - Eu e Rafal

Minutos depois conheci René, holandês que estava passando o final de semana na cidade. Como ele estava de saída para comer algo na rua, fui no embalo pois estava morrendo de fome. Comemos o delicioso Zapiekanka, um lanche típico polonês. Trata-se de uma baguete com cogumelos, queijo, presunto/carnes e vegetais por cima. A grosso modo é uma pizza mas a massa é uma baguete, parecido com Pizza Pan...seria este a origem do famoso super supreme?
Zapiekanka fonte: google imagens


Em seguida fomos em uma loja de chocolates chamada Karmello. Eu não sou fã de doces em geral, mas neste local tomei o melhor chocolate quente do mundo.  Acredito que em combinação com frio de lascar a experiência melhor ainda. Cremoso, levemente amargo e “bão dimais”. Já os chocolates não são nada demais...Para quem tiver a oportunidade, fica na rua Floriańska 40.

2012 - Karmello: Chocolates e Chocolate Quente
Esse foi o fim do meu primeiro dia na cidade. Acompanhe as histórias de Rex, A Beluga Viajante em Cracóvia nos próximos posts.

Obrigado pela leitura! Gostou? Compartilhe! 

 *Espaço de Schengen: É uma área criada em decorrência ao Acordo de Schengen, convenção entre países europeus sobre politica de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países que fazem parte, abolindo controles de fronteiras de modo que os deslocamentos entre esses países passaram a ser tratados como viagens domésticas. Não deve ser confundido com a União Européia, união econômica e politica de países europeus. Em 2012 por pressão da França e Alemanha o tratado de Schengen iniciou uma reforma para fechar fronteiras.



0 comentários:

Postar um comentário