#9- Nova Zelândia - Blue Springs / Te Waihou


Sonando Sonando, baleia falando. Como comentei em um post anterior, atualmente estou morando na Nova Zelândia. Nada mais justo de começar a escrever sobre aqui?

Para quem gosta de natureza, trilhas, praia e esportes radicais aqui com certeza é um dos melhores lugares para se visitar. Muitas vezes a NZ é comparada com Islândia devido as semelhanças. Vulcões, lagos glaciais, cachoeiras em ilha(s) isolada do mundo. Outra semelhança é % da população em apenas uma cidade, no caso da Islândia 35% vive em Reijavique e na Nova Zelândia,  quase 32% em Auckland. Reijavique, a capital mais norte da Terra e Wellington, a capital mais ao sul.

2016 - Te Waihou
Parando por aqui as comparações, hoje vou escrever sobre o rio Te Waihou também conhecido como “Blue Springs”. Este rio era uma das rotas principais do segundo rei Maori da Nova Zelândia, Te Wherowhero Tawhiao. Anos depois, a região foi colonizada pelos ingleses e durante a guerra varias trincheiras foram construídas mas não foram utilizadas.

Estima-se que a água que chega nesta nascente leva até 100 anos para ser filtrada, o resultado é uma água tão pura que reflete coloração azul. Água naturalmente pura absorve a coloração vermelha e reflete azul à azul-verde pois não possui partículas que absorvem este espectro de luz. O país faz uso deste presente da natureza engarrafando em PET, cerca de 70% da água engarrafada da Nova Zelândia provém deste rio.
Além de pura, a temperatura da água está constantemente a 11C. Muita gente aproveita o verão para se refrescar nadando... apesar de eu ser um animal de águas geladas, não consegui ficar nem 1 minuto dentro. Há também um bebedouro com água direto do rio.

Bbbbrrrrrr
 Há duas opções para chegar no Blue Springs:
-       Trilha de 3 horas ida e volta pelo Whites Road Carpark. 4.7km 
-       Acesso direto ao Blue Springs, 15 minutos andando de Leslie Road Carpark em Putaruru. Este caminho deve ser a trilha mais fácil da NZ, da última vez tinha um Chinezinho de pé quebrado e muletas...


Um comentário: