#8- Islândia – Camper Van e Golden Circle



Na Islândia não há muitas opções de albergues fora da capital, apenas hotéis que costumam ser caros. Ônibus para visitar os pontos turísticos existem, porém limitado aos horários e paradas deles. As paisagens do país são fantásticas e alugar um carro é a melhor forma de viajar para poder parar onde e quando quiser. Trajetos que levariam uma hora dirigindo chegou a levar mais de 3 devido as pequenas paradas para explorar o que achava interessante. O fato do país ser extremamente seguro, possibilita os viajantes acamparem onde bem quiser desde que não seja uma propriedade particular. Aproveitando este ponto, empresas como Happy Campers disponibilizam camper vans para os turistas passearem da forma que quiser sem se preocupar em ter que pagar por um campsite. Passamos a noite no carro em frente a geleiras, vulcão, parques.. Alugamos o carro mais baratinho, chamado Happy Ex que na verdade já foram substituído por novas versões. Uma mini camper van, parecido com um Kangoo sem o banco de trás, equipado com um sofá que vira cama, geladeira, aquecedor, mini fogão, água, talheres e etc.. No escritório do Happy Campers há uma seção que locatários passados deixam o que sobrou de comida e ingredientes. Pegamos um monte de coisa grátis, macarrão, mostarda, azeite, temperos... Passamos no mercado e enchemos a pequena geladeira de comida para a semana. O Golden Circle é a junção de três rodovias (1, 35 e 36) formando um anel viário com os pontos turísticos mais conhecidos da Islândia. No sentido horário saindo de Reykjavik:

  • Gulfoss (Golden Falls): A cachoeira mais famosa da Islândia, com vazão média de 140.000 L/s e registros de até 2.000.000 L/s. Em outras palavras, na vazão média encheria o sistema cantareira inteiro do 0 em 88 dias. No começo do século 20 um grupo de investidores queria montar uma usina hidroelétrica no local, porém Sigríður Tómasdóttir, filha do proprietário do terreno ameaçou se jogar da cachoeira contra esta ideia. Esta história é considerada uma das primeiras lutas a favor do meio ambiente e contou com a ajuda do advogado Sveinn Björnsson, futuramente primeiro presidente da Islândia. 
Eu, *arco-íro e Gulfoss

  • Þingvellir (Thingvellir) – Tornou-se parque nacional para proteger local onde deu inicio ao parlamento islandês. Famoso pela possibilidade de ver a divisão entre as placas tectônicas da América do Norte e Europa. Cena de Game of Thrones. Também há tours de mergulho na fissura das placas, a água cristalina com visibilidade de 70-80m torna este local um dos melhores lugares de mergulho.

Europa de um Lado, América do outro.
  • Geysir: Conhecido por The Great Geysir, é o primeiro geyser descrito na história e por isso deu origem a palavra. Em 1845 as erupções alcançavam alturas de 170 metros a cada. Nos últimos 100 anos a altura, tempo entre cada erupção e o estado dormente e ativo alternou após uma série de terremotos. Hoje as erupções atingem alturas de 30 metros a cada 5-10 minutos. Veja vídeo que filmei!

Boom




*Arco iro:


0 comentários:

Postar um comentário